Powered By Blogger

PEDAGOGIA UNIASSELVI / IERGS

ESTÁGIOS DE GESTÃO

estágio de gestão

BANCO DE TRABALHOS DE GRADUAÇÃO (TGs)

ARTIGO 1-
SEXUALIDADE COMO TEMA TRANSVERSAL NO CONTEXTO ESCOLAR
Corpo, Gênero e Sexualidade


tg rosicler.doctg rosicler.doc">



Rosicler Aparecida Souza de Quadros
Profª. Eloisa Barcellos de Lima
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Pedagogia/ Licenciatura (PED5501/6) – Trabalho de Graduação
19/11/2010

RESUMO

Este trabalho se desenvolvera de forma a descobrir a importância da orientação sexual no contexto escolar como tema transversal diante dos blocos temáticos corpo, gênero e sexualidade. Neste contexto a abordagem servirá para aprofundar indagações de como trabalhar o tema em sala de aula, os desafios, as dificuldades e a postura de professores das séries iniciais do ensino fundamental de escolas públicas do Município de Viamão/RS.

Palavras-chave: contexto escolar; corpo; gênero; sexualidade.




ARTIGO 2-

A PROFISSÃO DE PROFESSOR E SUA EVOLUÇÃO ATRAVÉS DOS TEMPOS
tg gislane.doc


Gislane da Costa Peyerle
Centro Universitário Leonardo da Vinci- UNIASSELVI
Pedagogia
19/11/2010

RESUMO

A profissão de professor surgiu devido à necessidade de transmissão de ensinamentos de maneira correta, despertando o interesse das pessoas por mais informações. Os sofistas foram os primeiros professores, eram filósofos do período socrático, eles eram contra a filosofia pré-socrático diziam que eles ensinavam coisas contraditórias e com erros que não apresentavam utilidade nas cidades. No Brasil, os primeiros professores foram os jesuítas, que se propuseram a catequizar os índios.. A evolução da profissão de professor não tem sido tão significativa como gostaríamos mas o aprendizado contínuo e o compromisso com um ensino de qualidade é o que move os profissionais da educação, os quais idealizam um futuro com grande qualidade de ensino e reconhecimento da profissão, a qual, considero a mais importante e base de todas as outras. Qual o grande médico ou grande engenheiro que não teve um professor? Ser professor é um dom que somente algumas pessoas possuem para transmitir ensinamentos de maneira agradável e prazerosa tornando mais fácil o aprendizado.

Palavras chave: Professor; Educação; Profissão


ARTIGO 3

INDISCIPLINA ESCOLAR: Uma questão da escola, família e sociedade
Helena Prestes Vargas
Eloisa Barcellos de Lima
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Pedagogia (7401) – Trabalho de Graduação
08/06/11




RESUMO
Baseado em uma pesquisa bibliográfica, o presente trabalho tem por objetivo convidar o leitor a fazer uma reflexão a respeito do conceito de Indisciplina Escolar, o qual vem sendo amplamente debatido e re-significado pelos profissionais da educação, governos e sociedade diante de tantas e tão expressivas mudanças pedagógicas e sociais, assim como analisar as causas geradoras deste tipo de comportamento, os fatores e personagens envolvidos. Visa também, através de uma pesquisa de campo na qual os entrevistados representam um grupo de 50 alunos, saber a opinião dos próprios estudantes a respeito do tema citado. Analisando o papel da família, da escola e da sociedade neste delicado e denso contexto, pode-se concluir que a caminhada em busca da harmonia no ambiente escolar é um desafio diário, uma vez que estão envolvidos seres humanos e suas múltiplas capacidades.

Palavras-chave: Indisciplina Escolar. Família/Escola/Sociedade. Desafio.

ARTIGO 4